Supremo define lista tríplice para ministro substituto do TSE em vaga destinada a juristas

Lista será encaminhada ao presidente da República, que deverá nomear um dos candidatos

Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE –Fachada do TSE- 2025
Fachada do TSE. Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quarta-feira (17), a lista tríplice de candidatos indicados à vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na classe dos juristas. Os mais votados foram Eduardo Silva Toledo, Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo e Engels Augusto Muniz. A lista será encaminhada ao presidente da República para nomeação do futuro ministro substituto da Corte Eleitoral. 

No anúncio do resultado, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ressaltou que a escolha da lista observou a paridade nas indicações entre mulheres e homens. Segundo ela, com a atual composição, o critério de equilíbrio de gênero está cumprido. “A próxima, necessariamente, será uma mulher”, assinalou, em observância à paridade de gênero prevista em norma da Justiça Eleitoral e na Resolução 540 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Segundo a Constituição Federal de 1988 e o Regimento Interno do TSE, o Tribunal compõe-se de três ministros oriundos do STF; de dois ministros originários do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e, por nomeação do presidente da República, de dois dentre seis cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, que não sejam incompatíveis por lei, indicados pelo Supremo.

CA/LC/DB, com informações do STF

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.