Prêmio Justiça Eleitoral: inscrições começam em junho
Inscrições para a premiação e para o Selo de Qualidade Eleitoral vão até 30 de junho

A defesa da democracia se faz a partir de atos cotidianos. Pensando nisso, a Justiça Eleitoral criou o Prêmio Justiça Eleitoral, voltado para magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores e cidadãs e cidadãos que desenvolveram ações e projetos relevantes para a promoção do processo eleitoral. Eles poderão inscrever iniciativas de incentivo à participação cidadã de 1º a 30 de junho.
Estarão abertas no mesmo período as inscrições para o Selo de Qualidade Eleitoral, que podem ser feitas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). O Selo será concedido aos TREs que cumprirem os requisitos estabelecidos para a melhoria da gestão, inovação tecnológica, atendimento ao eleitor e à eleitora, transparência, integridade, combate à desinformação e capacitação de servidores e servidoras.
Para divulgar o período de inscrições, os editais e outros dados sobre as duas premiações, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta quarta-feira (21), em seu portal, uma página exclusivamente dedicada a fornecer informações sobre o Prêmio e o Selo. Ela pode ser acessada no endereço eletrônico da página
Objetivos do Prêmio e do Selo
No dia 14 de maio, o TSE lançou os editais do Prêmio Justiça Eleitoral e do Selo de Qualidade Eleitoral. Nessa data, foi publicada, no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), a Portaria TSE nº 210/2025, que traz os regulamentos detalhados do Prêmio e do Selo. O Prêmio Justiça Eleitoral e o Selo de Qualidade Eleitoral foram criados por meio da Portaria TSE nº 109/2025.
Dentre as prioridades das ações que serão selecionadas, destacam-se a garantia da igualdade de oportunidades entre eleitores e candidatos e a redução de desigualdades para a promoção de uma sociedade mais justa.
Selo de Qualidade Eleitoral
A premiação do Selo de Qualidade Eleitoral será dividida em três categorias: Diamante, Ouro e Menção Honrosa.
Prêmio Justiça Eleitoral
Já o Prêmio Justiça Eleitoral será dividido em sete categorias.
São elas:
- Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral;
- Combate à Desinformação;
- Eficiência na Comunicação;
- Redução das Desigualdades de gênero, de raça, de etnia e de idade;
- Acesso à Justiça Eleitoral;
- Categoria Eleitor Comprometido; e
- Categoria Mesário Exemplar.
Cada categoria terá três finalistas e um vencedor, totalizando sete premiações. Os resultados serão divulgados em dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Critérios de avaliação
Para obter o Selo de Qualidade Eleitoral, os TREs deverão atender aos seguintes critérios:
- Efetividade e efeitos positivos na gestão do processo eleitoral;
- Incorporação de inovação tecnológica e aperfeiçoamento dos serviços eleitorais;
- Aperfeiçoamento da transparência, da integridade eleitoral e do combate à desinformação;
- Contribuição para a modernização, segurança do processo eleitoral, ampliação da acessibilidade aos serviços eleitorais e garantia de eleições democráticas e do livre exercício do direito-dever do voto; e
- Capacitação e desenvolvimento dos servidores, colaboradores e mesários na participação ativa no processo democrático.
Já o Prêmio Justiça Eleitoral será concedido a projetos e ações que demonstrem dedicação, superação de desafios, impacto positivo no processo democrático, compromisso com a cidadania e capacidade de inspirar a sociedade a participar ativamente da democracia.
AN, EM/FS