Ministra Cármen Lúcia celebra o Dia dos Professores e destaca papel das mulheres na educação
De acordo com a presidente do TSE, o mundo precisa, mais do que nunca, de mais professores

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, celebrou o Dia dos Professores com uma homenagem à categoria. A magistrada, que também é docente, ressaltou o papel essencial dos educadores na formação intelectual, ética e humana da sociedade. Ela também lembrou que a presença feminina é predominante entre os professores do ensino fundamental no Brasil, destacando o espírito de cuidado e serviço ao outro que marca a atuação das mulheres na educação.
“Há professoras e professores que, muitas vezes, levam até a merenda para que as crianças possam aproveitar melhor as aulas. São pessoas de uma grandeza imensa, que nos fazem continuar acreditando no ser humano”, afirmou a ministra no início da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta.
Além de ser uma data para homenagear, com carinho, respeito e agradecimento, os professores, segundo a ministra, o dia 15 de outubro é um momento para refletir sobre a importância daqueles que são os responsáveis pela formação da consciência e da cidadania.
A ministra Cármen Lúcia ainda lembrou que o mundo precisa, mais do que nunca, de professores, que transmitem valores éticos, de justiça e de bondade. Em tom de gratidão, reverenciou os mestres que marcaram sua formação e trajetória, bem como ressaltou que muitos ministros são e continuam sendo professores.
Desde 1983, a ministra é professora titular de Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, além de coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional.
RL/LC/DB, com informações do STF