TSE inaugura Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026 nesta quinta-feira (2)

Sistema eletrônico de votação brasileiro é auditável, construído com a colaboração de instituições, partidos e cidadãos, é referência no exterior e passa por permanente aperfeiçoamento

Logo do Ciclo de Transparência Democrática - Eleições 2026
Logo do Ciclo de Transparência Democrática - Eleições 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugura, nesta quinta-feira (2), a partir das 9h, o Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026, com a abertura dos códigos-fonte para inspeção dos sistemas eleitorais que serão utilizados no pleito do próximo ano. A solenidade será conduzida pela ministra Cármen Lúcia e contará com a presença dos ministros da Corte. A parte técnica será apresentada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente.

Os códigos-fonte reúnem as instruções que definem o funcionamento dos sistemas eleitorais, garantindo segurança e integridade ao longo do processo de votação. Ao analisá-los, as instituições fiscalizadoras realizam uma auditoria nos sistemas, o que reafirma a transparência eleitoral.

“A urna eletrônica brasileira, auditável, segura e transparente, é hoje estudada no mundo inteiro como modelo.” A afirmação da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, reforça um dos princípios fundamentais do processo eleitoral do país: a transparência.

Transparência eleitoral

O processo de inspeção ocorre a pouco mais de um ano das Eleições Gerais de 2026 e se estende até setembro. As instituições interessadas em auditar o desenvolvimento dos sistemas devem oficiar o TSE, indicando os técnicos que participarão efetivamente do processo, além de informar o período estimado de permanência no Tribunal. A medida é necessária para o agendamento do espaço físico, que é limitado, e para a disponibilização da quantidade adequada de computadores para acesso aos códigos-fonte.

As contribuições por meio de sugestões podem ocorrer das seguintes formas:

* ao visualizar o que já foi desenvolvido;
* ao questionar aspectos específicos;
* ao solicitar esclarecimentos sobre trechos ou módulos dos códigos-fonte;
* ao propor melhorias nos sistemas.

As eleições brasileiras são um processo plenamente auditável, com oportunidades em diversas etapas. Ao todo, são 40 possibilidades de participação em auditorias de diferentes tipos. Conforme determina a Resolução TSE nº 23.673/2021, universidades brasileiras com departamento de tecnologia podem se inscrever para participar da inspeção dos códigos-fonte, assim como o Congresso Nacional, todos os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal de Contas da União (TCU), além de cidadãos, entre outros. Para participar, os interessados precisam oficiar a Presidência do TSE.

Aperfeiçoamento constante

Para assegurar a possibilidade de auditoria ao longo de todo o processo, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE se mantém atenta às evoluções, às sugestões e aos aperfeiçoamentos indicados. Os focos são segurança e transparência, com ênfase na segurança cibernética e no desenvolvimento de sistemas seguros. Como os sistemas eleitorais contam com diversas camadas de proteção, é imprescindível que a equipe esteja preparada para realizar ajustes e aperfeiçoamentos contínuos.

Credenciamento

Os jornalistas interessados em cobrir a cerimônia de inauguração do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026 devem solicitar credenciamento prévio por meio de formulário específico.

Serviço

Evento: Inauguração do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026, com a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais
Data: 2 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório I do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – SAFS Quadra 7, Lotes 1/2 – Brasília
Telefone: 3030-7077

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido