VerDemocracia promove reunião das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) do Brasil

O encontro foi presidido pelo diretor da EJE, ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cristiano Zanin

Reunião entre o diretor da EJE/TSE e os diretores das EJEs dos TREs, em Belém (PA) - 16.09.2025
Foto: TRE-PA - Reunião entre o diretor da EJE/TSE e os diretores das EJEs dos TREs, em Belém (PA)

Na manhã desta terça-feira (16/09), dentro da programação do Fórum Nacional VerDemocracia, ocorreu a reunião entre o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin, com os diretores e representantes das EJEs de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Brasil.

O evento ocorreu dentro do Espaço Ver-o-Círio, na Estação das Docas, em Belém, e foi presidido pelo ministro Zanin, ao lado do vice-diretor da EJE do Pará e vice-diretor do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), juiz Marcus Alan de Melo Gomes, membro da Corte Eleitoral do TRE do Pará.

Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da atuação das EJEs especialmente relacionada à questão da sustentabilidade. A apresentação do chamada "Diagnóstico Institucional" mostrou, entre outros dados, que 50% das EJE's possuem projetos relacionados a esse tema.

Entre exemplos de ações e projetos planejados pelas EJEs na temática sustentabilidade foram apresentados os seguintes: EJE/AP: Cidadania entre Rios; EJE/PA: Projeto Eco Cidadania e eventos ligados à COP 30; EJE/PE: Curso de Acessibilidade, Inclusão e Inteligência Artificial no Poder Judiciário; EJE/ES: Curso sobre sustentabilidade nas contratações e EJE/MG: Curso de Gestão Socioambiental, entre outros.

Após a apresentação, o ministro Zanin abriu espaço para que os representantes das EJEs fizessem suas ponderações sobre os dados apresentados.

Em seguida, o vice-diretor da EJE-PA e vice-diretor do Codeje, juiz Marcus Alan de Melo Gomes, destacou a partir do depoimento dos presentes que “a importância da EJE do TSE é trazer o tema da sustentabilidade para a pauta da formação judiciária na seara eleitoral, porque o conceito de sustentabilidade, acaba sendo um desses conceitos mal dominados, em regra, resumido apenas na questão ambiental e climática, quando ela vai muito além disso”, ressaltou.

Além disso, enfatizou que “as escolas têm atividades que perpassam a questão da sustentabilidade, mas muitas vezes nós nem nos damos conta disso, nós nem sabemos que nós estamos executando uma atividade que está comprometida com a temática da sustentabilidade”, completou.

Ao final, o ministro Zanin pontuou algumas questões apresentadas durante a reunião. “Acho que um dos pontos altos do nosso encontro foi a identificação de que todas as escolas de certa forma já têm nas suas respectivas atuações a área de sustentabilidade, seja no plano ambiental, seja no plano social, seja no plano econômico. Por isso, a ideia de fazer realmente um intercâmbio de projetos para que possam servir de inspiração para cada escola, para que cada escola possa desenvolver os seus próprios programas, ela é muito boa”, finalizou.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: Elaynia Ono e Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido