Dia da Internet Segura: confira alertas para não propagar desinformação nas redes sociais

Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, já advertiu, em diversas oportunidades, sobre o impacto pernicioso da desinformação no processo eleitoral

Dia da Internet Segura - 10.02.2026
Dia da Internet Segura é celebrado pelo Tribunal Superior Eleitoral

Fique atento ao que você acessa e compartilha na internet. Cheque a origem da informação e se tem como base uma fonte confiável e legítima. Verificar se a informação é proveniente de uma fonte fidedigna e segura garante que a eleitora e o eleitor permaneçam bem-informados para o exercício da cidadania de forma consciente e plena, sem interferências nocivas. 

A desinformação, as fake news e deepfakes são, hoje, fenômenos presentes na web e que podem causar sérios prejuízos às eleições e à própria democracia, com a propagação de notícias falsas sobre o andamento e a legitimidade do processo eleitoral. 

Em pronunciamentos em eventos e em votos nas sessões plenárias de julgamento, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, tem continuamente advertido sobre esse fenômeno contemporâneo, que busca desvirtuar, principalmente, o voto da eleitora e do eleitor.   

“A desinformação deforma a realidade, ilude o cidadão e fragiliza o direito constitucional à informação. Pode levar alguém a votar acreditando em uma falsidade e, depois, perceber que jamais teria feito aquela escolha se conhecesse a verdade”, afirma.  

Recentemente, em seminário no Tribunal sobre o tema, a ministra ressaltou que a Justiça Eleitoral, em parceria com outros órgãos públicos, está preparada para fazer frente a questões que se apresentarem durante o processo eleitoral deste ano. “Temos desafios novos, desafios que são os de sempre, mas desafios inclusive inéditos, questões que nunca existiram. Um desses desafios é a desinformação”. 

Em 2004, a rede europeia Insafe criou o Dia da Internet Segura. Neste ano, o evento abrange os dias 10 e 11 de fevereiro. A iniciativa tem como objetivo construir uma internet mais positiva, com o uso consciente e responsável por todas e todos que acessam a web. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 2008. O TSE participa da celebração desde 2017.

Confira as dicas dadas pelo perfil do TSE no Instagram sobre o Dia da Internet Segura

Mas o que fazer?  

Para ajudar eleitoras e eleitores a evitarem a disseminação de desinformação, confira essas dicas de segurança no uso de redes sociais e na navegação pela internet: 

  • Não compartilhe informações sem verificar a fonte; 
  • Cuidado com sites falsos que procuram se passar por fontes oficiais da Justiça Eleitoral; 
  • Atenção: a Justiça Eleitoral não cobra por qualquer serviço ou atendimento que presta à cidadã e ao cidadão;  
  • Acesse sites de checagem de notícias; 
  • Atenção com links recebidos; 
  • Utilize senhas fortes. 

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE utiliza-se de tecnologia moderna que permite à cidadã e ao cidadão o acesso a serviços oferecidos de maneira eficaz, gratuita e segura no Portal do Tribunal na internet. 

EM/RG 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.