Eleições no mundo: temporada de 2026 já está aberta
Por meio do voto, mais de 1,5 bilhão de pessoas espalhadas por todos os continentes vão às urnas em disputas eleitorais em cerca de 60 países

A temporada de 2026 de eleições presidenciais e legislativas ao redor do planeta começou neste domingo (11), com eleições legislativas no Benin, na África, e termina em 22 de dezembro, no Sudão do Sul, também no continente africano. Por meio do voto, até o final do ano, mais de 1,5 bilhão de pessoas espalhadas por todos os continentes irão às urnas buscando assegurar direitos básicos, ordem e progresso, em disputas eleitorais em cerca de 60 países.
Entre eles, estão as cidadãs e os cidadãos das maiores populações mundiais: Bangladesh, Brasil, Estados Unidos da América, Índia, Rússia, Etiópia e República Democrática do Congo. Alguns países realizarão eleições gerais, que definirão tanto o chefe do Poder Executivo quanto a distribuição de cadeiras em cada um dos respectivos parlamentos – é o caso, por exemplo, do Brasil, da Suécia e de Israel. Outros irão às urnas em eleições exclusivamente legislativas, para escolher parlamentares, como no caso dos Estados Unidos e da Austrália.
Américas
Nas Américas (do Sul, Central e do Norte), cinco países latino-americanos vão eleger presidentes e legisladores: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Peru e Haiti. As eleições costa-riquenhas são as primeiras a ocorrer no continente, no dia 1º de fevereiro, quando os eleitores da nação escolherão o novo chefe de Estado, dois vice-presidentes e os 57 membros da Assembleia Legislativa do país.
No Brasil, quarta maior democracia do mundo, as Eleições Gerais de 2026 acontecerão no dia 4 de outubro, em 1º turno. Mais de 150 milhões de eleitoras e eleitores vão escolher o presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja eventual 2º turno, ele será realizado em 25 de outubro.
Em 3 de novembro, os Estados Unidos da América (EUA) realizarão as eleições legislativas de meio de mandato – conhecidas como midterms –, com a renovação da Câmara dos Representantes (435 cadeiras) e de parte do Senado (35 das 100 cadeiras).
Europa
O calendário eleitoral europeu começa neste domingo, 18 de janeiro, com as eleições presidenciais em Portugal. Na Europa, ao longo do ano, também haverá eleições na Armênia, na Bulgária, na Bósnia e na Herzegovina, no Chipre, na Dinamarca, na Eslovênia, na Hungria, na Letônia, na Rússia e na Suécia, entre outros países.
África
Vários países africanos terão eleições em 2026, entre eles Uganda, República do Congo, Líbia, Cabo Verde, Camarões, Etiópia, Argélia, Zâmbia, São Tomé e Príncipe, Marrocos, Gâmbia e Sudão do Sul.
Ásia
Já no continente asiático, haverá eleições na Índia, na Tailândia, em Bangladesh, no Nepal e no Vietnã, bem como no Líbano, em Israel, em Bahrein e no Iraque, localizados no Oriente Médio, região composta de países e territórios da Ásia Ocidental.
Oceania
Na Oceania, países como Austrália, Fiji, Nova Zelândia e outros territórios insulares, como Nova Caledônia, Niue e Ilhas Cook, também integram o calendário eleitoral de 2026.
Confira algumas datas das Eleições de 2026 no mundo:
Janeiro
Dia 15: Uganda (presidencial e legislativa)
Dia 18: Portugal (presidencial)
Fevereiro
Dia 1º: Costa Rica (presidencial e legislativa)
Dia 12: Bangladesh (legislativo e primeiro-ministro)
Março
Dia 8: Colômbia (legislativo)
Dia 15: Vietnã (legislativo)
Dia 21: Austrália (legislativo)
Dia 22: Eslovênia (legislativo) e República do Congo (presidencial)
Abril
Dia 12: Peru (presidencial e legislativa) e Hungria (legislativa e primeiro-ministro)
Maio
Dia 7: Escócia (legislativa e primeiro-ministro)
Dia 31: Colômbia (presidencial)
Junho
Dia 1º: Etiópia (eleições gerais)
Agosto
Dia 13: Zâmbia (presidencial e legislativa)
Dia 30: Haiti (presidencial e legislativa) e Estônia (eleições gerais)
Setembro
Dia 13: Suécia (legislativa e primeiro-ministro)
Outubro
Dia 3: Letônia (legislativa)
Dia 4: Brasil (eleições gerais)
Dia 27: Israel (legislativa e primeiro-ministro)
Novembro
Dia 3: Estados Unidos da América (legislativa)
Dezembro
Dia 19: Nova Zelândia (legislativo e primeiro-ministro)
Dia 22: Sudão do Sul (eleições gerais)
A definir
Alguns países ainda vão definir quando farão eleições, embora haja a previsão de que sejam realizadas em 2026. São eles: África do Sul, Argélia, Dinamarca, Índia, Iraque, Nicarágua e Rússia, entre outros.
MC/LC/DB

ENG
ESP
