Página interna do portal
Seção de conteúdo
Kassio Nunes Marques homenageia André Mendonça pelos dois anos de atuação como ministro efetivo
Mendonça tomou posse no TSE em 2024 e como vice-presidente da Corte Eleitoral em abril de 2026
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, homenageou, na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (25), o vice-presidente da Corte, ministro André Mendonça, pela passagem dos dois anos de sua posse como membro efetivo do Tribunal.
Ao cumprimentar o vice-presidente, Kassio Nunes Marques destacou a contribuição de André Mendonça para os trabalhos da Justiça Eleitoral desde sua posse, em 25 de junho de 2024. "Ao longo desse período, Sua Excelência tem contribuído de forma relevante para os trabalhos desta Corte, sempre com dedicação, equilíbrio e elevado compromisso com a missão da Justiça Eleitoral."
O presidente também ressaltou a atuação do ministro na Vice-Presidência do Tribunal. "Registro ainda a relevante atuação de Sua Excelência no exercício da Vice-Presidência, função desempenhada com espírito público, lealdade institucional e permanente colaboração. Renovo, portanto, meus cumprimentos ao ministro André Mendonça pela passagem desta data, desejando-lhe contínuo êxito na sua atuação nesta Corte. Receba as nossas homenagens e cordiais felicitações."
Ao agradecer a homenagem, André Mendonça afirmou que os dois anos no TSE têm sido marcados por aprendizado e realização. "Tem sido para mim um tempo de muito aprendizado e de muita realização à frente de uma das cadeiras do TSE." O ministro relembrou sua atuação nas gestões da ministra Cármen Lúcia e do presidente Kassio Nunes Marques e agradeceu aos colegas da Corte, à Procuradoria-Geral Eleitoral, aos advogados que atuam na Justiça Eleitoral e aos demais integrantes da instituição. Ao final, reafirmou seu compromisso com o Tribunal: "Minha gratidão e meu compromisso de continuar servindo ao país nesse período que ainda terei pela frente no TSE, ao lado de Vossa Excelência e dos eminentes colegas".
André Mendonça
Natural de Santos (SP), André Luiz de Almeida Mendonça é mestre e doutor em Direito (Cum Laude), com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde atua como professor do Programa de Doutorado em Estado de Derecho y Gobernanza Global. Foi pesquisador e professor visitante da Universidade de Stetson, nos Estados Unidos, e leciona na graduação em Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília, bem como em programas de pós-graduação no Brasil. Tem especialização em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e fez graduação em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) em Bauru (SP).
Foi diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia-Geral da União (AGU). Nesse período, recebeu o Prêmio Innovare, na categoria especial, com o tema “Combate ao Crime Organizado”. Também foi corregedor-geral da AGU, assessor especial na Controladoria-Geral da União (CGU) e advogado-geral da União por duas vezes. Foi ainda ministro da Justiça e Segurança Pública. Tornou-se ministro do STF em 2021, ministro efetivo do TSE em 2024 e vice-presidente da Corte Eleitoral em abril de 2026.
CA/GO/DB
Leia mais:
ENG
ESP