Testes de Integridade - Relatórios referentes ao 1º e 2º turnos

Os testes de integridade das urnas eletrônicas são auditorias realizadas por todos os Tribunais Regionais Eleitorais por amostragem e servem para demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas. Essa auditoria ocorre no mesmo dia e hora da votação nas seções eleitorais e é feita com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, demais entidades fiscalizadoras e de qualquer interessado, pois a cerimônia é realizada em local público e de amplo acesso a qualquer cidadão, em todos os estados e no Distrito Federal.

Para a realização da auditoria, urnas eletrônicas de cada unidade da Federação, já preparadas para eleições oficiais, são selecionadas por sorteio. Essas urnas são retiradas do local de votação na véspera da eleição e levadas para o local escolhido. Cédulas em papel são preenchidas e depositadas em uma urna de lona, para que, no dia da auditoria, os participantes digitem esses votos tanto na urna eletrônica quanto em um sistema específico que computará os votos consignados em paralelo.

Cabe destacar que a grande vantagem dessa auditoria é demonstrar, para eleitores sem conhecimentos específicos em tecnologia, a fidedignidade da votação na urna eletrônica de forma clara e transparente, evidenciando o funcionamento e a segurança dessas máquinas.

Em 2022, também foi realizado o "Projeto Piloto com Biometria". O projeto consistiu na realização dos testes de integridade nos locais de votação com a participação de eleitores voluntários para a habilitação biométrica das urnas auditadas.

Em todo o Brasil 641 urnas foram submetidas aos testes de integridade tradicional. Desse quantitativo, 58 urnas, em 19 estados e no Distrito Federal, foram testadas no projeto piloto com biometria. Ambos testes foram realizados nos dois turnos das eleições brasileiras de 2022.

Todos os passos desses testes são filmados. Depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no Boletim de Urna (BU). O processo é acompanhado por uma auditoria independente contratada por licitação.

Os auditores dessa empresa contratada, ao final do evento, emitem relatórios sobre a operação, os quais devem ser publicados no sítio eletrônico da Justiça Eleitoral, nos termos do artigo 66, §2º, da Resolução TSE nº 23.673/2021.

Acesse abaixo os relatórios elaborados pela empresa de auditoria externa contratada referentes aos testes de integridade das Eleições 2022:

 

- Relatórios de auditoria dos testes de integridade - 1º Turno (arquivo ZIP)

- Relatórios de auditoria dos testes de integridade - 2º Turno (arquivo ZIP)