Carta em resposta à matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo

Prezados editores,

Em relação à matéria "Patrocinadores de evento de Gilmar têm ações no STF", publicada no jornal O Estado de São Paulo, no dia 6 de abril, cabe esclarecer que o Seminário Luso-Brasileiro de Direito é organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, pela Fundação Getúlio Vargas e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tal como em anos anteriores. Sendo assim, é no mínimo má-fé a referência feita no título da matéria. Os patrocinadores são do evento que, imagino, seja de interesse público, como indica a prática das instituições que o realizam.

Muito me surpreendeu essa matéria porque que o próprio jornal O Estado de São Paulo organizou evento sobre reforma trabalhista patrocinado pela Confederação Nacional da Indústria, com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho. Tanto o jornal O Estado de São Paulo quanto a CNI tem demandas na Corte Superior da Justiça do Trabalho. Curioso pensar que nesta ocasião não lhes ocorreu de fazer qualquer ressalva de índole ética. Questiono: os patrocinadores de eventos dos órgãos de imprensa influenciam na linha editorial, assim como foi colocado por vocês na matéria sobre o seminário Luso-Brasileiro? No caso do IDP, devo lhe dizer que não. O IDP tem um padrão de retidão, que se traduz nos resultados acadêmicos. O IDP é hoje a melhor universidade de Brasília, com os melhores índices do INEP/MEC e da prova da OAB.

Interessante também que o Estado de São Paulo tentasse despersonalizar o fato no compromisso do bom jornalismo: este é um evento que três instituições acadêmicas sérias realizam para discutir temas relevantes da nossa realidade institucional. A matéria não trouxe nenhuma palavra sobre isso.

Por derradeiro, patrocinadores de eventos do IDP não são meus patrocinadores, não são patrocinadores do Gilmar. Eles são patrocinadores só do evento, que, imagino, seja de interesse publico, como indica pratica do IDP.

Finalmente, devo lhes dizer, que ao ler o titulo da matéria me veio uma certa melancolia, uma certa nostalgia, nostalgia do tempo do bom e velho Estadão de guerra.

De qualquer sorte, vocês estão efusivamente convidados para irem a Lisboa acompanhar o evento que é realizado, não por mim, mas pelas instituições já relacionadas acima.

Gilmar Mendes

Ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido