Vice-presidente do TSE reforça segurança do sistema eleitoral brasileiro

Ministro Edson Fachin destaca idoneidade das urnas e a construção de protocolos de segurança sanitária para a realização das Eleições 2020

Ministro Edson Fachin, durante entrevista coletiva após verificação da assinatura do sistema de ...

Durante coletiva de imprensa realizada neste sábado (14), no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), em Brasília (DF), o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, destacou a segurança das urnas, os protocolos de segurança sanitária e a importância de o eleitor comparecer às urnas neste domingo (15), primeiro turno das Eleições 2020, para a escolha de prefeitos e vereadores dos 5.567 municípios brasileiros.

O ministro afirmou que a verificação do sistema de totalização, conferido e atestado pela equipe de tecnologia do TSE vai, mais uma vez, garantir o acesso a uma apuração rápida e segura.

“O sistema foi checado e dado como íntegro e apto para apresentar os resultados, como tem sido feito desde 2002, produzindo confiança. Ele é totalmente sólido. Não há demonstração até o momento que tenha havido qualquer desvio na aplicação concreta desse sistema”, afirmou.

Segundo Fachin, as indagações e suposições de fraudes durante eleições são propagações infundadas e irresponsáveis, que não contribuem para o fortalecimento das instituições democráticas.

“Nenhum país se mantém como estado democrático se diluir suas instituições. E o Poder Judiciário, ao lado do Legislativo e do Executivo, da imprensa e de outros representantes da sociedade, é muito importante. Desde as Eleições de 2018, o TSE desenvolve ações de combate a notícias falsas. A notícia que se reputa falsa deve ser sempre checada, até porque há liberdade para veicular fatos e narrativas, mas ninguém tem o direito de destruir essa liberdade propagando notícias que não são verdadeiras”, reforçou.

Entenda mais sobre o sistema eletrônico eleitoral

Segurança para votar

Durante a entrevista, foi destacada a importância de os eleitores comparecerem às urnas neste domingo (15). De acordo com Fachin, há segurança sanitária para todos exercerem o direito de votar. “O voto é um instrumento poderoso para admitir ou demitir os gestores públicos de suas cidades. Não deixe de fazer, exceto se houver a recomendação explícita de autoridade sanitária. Caso contrário, estamos conclamando a população a comparecer aos locais de votação, usando sua máscara de proteção desde quando sair de casa. Nas seções eleitorais, o eleitor deve respeitar o distanciamento determinado nas filas, respeitando horários para não haver aglomerações. Mesários e espaços para votar estão preparados para oferecer segurança no exercício do voto. Comparecer às urnas amanhã é fazer a diferença”, ressaltou o ministro.

Novo formato

O período de pandemia causado pela Covid-19 fez com que alguns protocolos de segurança sanitários fossem tomados para a realização do pleito eleitoral deste ano, exigindo esforço e diálogo de diversos setores da sociedade.

“Desde que assumimos a direção do TSE, em maio, o presidente Luís Roberto Barroso e eu iniciamos conversa com várias pessoas, principalmente com autoridades sanitárias, que nos levaram a uma proposta pronta ao Poder Legislativo. Ressalto ainda que conseguimos o apoio de empresas para o fornecimento de insumos e transporte de equipamentos para assegurar segurança sanitária para mesários e eleitores de todo o país”, concluiu ele.

Acesse o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020

TP/DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido