Auditoria
Este espaço foi desenvolvido para fornecer informações sobre a Secretaria de Auditoria (SAU) do Tribunal Superior Eleitoral e os serviços prestados às unidades e instâncias de governança e gestão do Tribunal.
A SAU realiza atividades independentes e objetivas de avaliação e de consultoria no que concerne à atuação das unidades do Tribunal e aos seus processos de trabalho, assim como auxilia a Alta Administração na identificação, prevenção e tratamento de riscos, de modo a fomentar melhorias na eficácia do sistema de governança institucional e de gestão.
Normativos internos
Em elaboração
Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, encaminhar e-mail para: sau@tse.jus.br.
O Plano Anual de Auditoria (PAA), elaborado segundo a metodologia baseada em riscos, objetiva identificar as auditorias a serem realizadas pela Secretaria de Auditoria, contendo o planejamento e a programação das atividades de auditoria interna para o exercício. Encontram-se listados abaixo os links para os últimos planos anuais da auditoria interna do Tribunal Superior Eleitoral.
PAA 2021 - Portaria TSE nº 918/2020
PAA 2020 - Revisado Portaria TSE nº 508/2020
PAA 2020
PAA 2019
PAA 2018
PAA 2017
PAA 2016
PAA 2015
PAA 2014
PAA 2012-2013
Plano de Auditoria Integrada de Longo Prazo (Palp)
O Plano de Auditoria Integrada de Longo Prazo (Palp) contempla o planejamento dos processos a serem examinados pelas unidades de auditoria da Justiça Eleitoral no período de 2018 a 2021.
O Palp tem por finalidade estabelecer o objeto e as diretrizes dos trabalhos de auditoria, bem assim ordenar as atividades a serem desenvolvidas no referido período. Para acessá-lo, clique no link abaixo.
O processo de auditoria, baseado em normas internacionais, é de natureza essencial, pois fornece aos órgãos de controle, à alta gestão e à sociedade informações e avaliações independentes e objetivas acerca da gestão e do desempenho de políticas, programas, contratações e operações dos órgãos.
Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - Raint
Passou a ser elaborado em atenção às normas do TCU, disciplinadoras da prestação de contas anual referentes ao exercício de 2019 (Decisões Normativas nº 178 e 180 e Portaria nº 378, todas de 2019). A Resolução CNJ nº 308/2020 também trata do documento, o qual busca informar sobre a atuação da unidade de auditoria interna.
Auditorias
Exercício 2021
Auditoria de acompanhamento de contratações
Exercício 2020
Gestão do Plano Estratégico, com enfoque nos indicadores estratégicos
Gestão da remuneração, com enfoque no cadastro de inativos e pensionistas
Gestão de Redes Sociais, com enfoque na geração de conteúdo e de
moderação de redes sociais
Monitoramentos
O monitoramento tem por objetivo verificar o cumprimento das recomendações emitidas, bem como os resultados delas advindos, ou seja, seus benefícios efetivos. Os resultados são comunicados por meio do Relatório de Monitoramento.
Monitoramentos 2020
Relatório nº 1/2020 – Gestão de serviços de transporte
Relatório nº 3/2020 – Gestão predial, com enfoque na infraestrutura de áudio, vídeo e multimídia
Relatório nº 3/2020 – Auditoria de gestão do exercício de 2016
Relatório nº 4/2020 - Gestão de contas eleitorais de candidatos
Relatório nº 6/2020 – Gestão da folha de pagamento, com enfoque na frequência
Relatório nº 8/2020 – Sustentação de soluções de tecnologia da informação
Relatório nº 12/2020 - Auditoria no processo de gestão orçamentária e financeira
Notas Informativas
Buscando dar suporte à gestão, frente ao cenário de incertezas e de rápidas mudanças criado pela pandemia em 2020, a Secretaria de Auditoria elaborou o projeto Notas Informativas que teve como objetivo compilar para os gestores de contratos do TSE as principais alterações normativas, além das boas práticas que impactam os contratos administrativos de terceirização.
Notas Informativas 2020
Com o objetivo de atender às recomendações constantes do § 4º do art. 9º da IN TCU nº 84/2020, apresentamos os links para os relatórios e informes de fiscalização produzidos pelos órgãos do sistema de controle interno e pelo controle externo durante o exercício financeiro, com as providências adotadas em decorrência dos apontamentos da fiscalização.