Auditoria

A Secretaria de Auditoria (SAU) é a unidade do Tribunal Superior Eleitoral que realiza a atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria voltada a agregar valor às operações da organização e auxiliar na concretização dos objetivos do TSE. Fazemos isso através da avaliação da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, integridade e governança do Tribunal.

A Auditoria interna do TSE encontra-se alinhada às melhores práticas de governança e responde diretamente à Presidência da Corte, conforme disposto na Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº. 308, de 2020.

Além disso, a SAU passou a atuar, em caráter consultivo, auxiliando a Presidência do TSE a elaborar o seu programa de integridade, atendendo aos ditames da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº. 410, de 2021 e à recente edição da política de integridade do TSE, instituída pela Portaria nº. 279, de 2022.

Normativos internos

Manual de Auditoria do Poder Judiciário – Portaria TSE nº 600/2023

PAQ-AUD TSE - Programa de Avaliação da Qualidade de Auditoria Interna (formato PDF)

Código de Ética da Unidade de Auditoria Interna do Tribunal Superior Eleitoral

Estatuto de Auditoria Interna do Tribunal Superior Eleitoral

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, encaminhar e-mail para: .

Auditorias realizadas

O processo de auditoria, baseado em normas internacionais, é de natureza essencial, pois fornece aos órgãos de controle, à alta gestão e à sociedade informações e avaliações independentes e objetivas acerca da gestão e do desempenho de políticas, programas, contratações e operações dos órgãos.

Auditorias internas

Auditorias integradas no âmbito da Justiça Eleitoral

Com o objetivo de atender às recomendações constantes do § 4º do art. 9º da IN TCU nº 84/2020, apresentamos os links para os relatórios e informes de fiscalização produzidos pelo controle externo durante o exercício financeiro, com as providências adotadas em decorrência dos apontamentos da fiscalização.

TCU

Exercício 2024

Exercício 2023

Exercício 2022

Exercício 2021

Exercício 2020