Governança e gestão

Esta página reúne informações sobre a governança institucional do Tribunal Superior Eleitoral.

A governança é “a aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle, que permitem aos mandatários de uma organização pública e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar a sua atuação e monitorar o seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos cidadãos, em termos de serviços e de políticas públicas” (Referencial Básico de Governança Organizacional, 3ª edição, Tribunal de Contas da União.

O Tribunal de Contas da União realiza levantamentos de Governança Organizacional Pública. Tem como objetivo avaliar a capacidade de governança e gestão dos diversos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Consulte os resultados:

2014 (formato PDF)

2017 (formato PDF)

2018 (formato PDF)

2021 (formato PDF)

O Plano Estratégico do TSE para o período 2021-2026 está alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. O Plano foi construído de forma democrática e contou com a colaboração e a participação de:

i. Sociedade civil;

ii. Instituições parceiras; e

iii. Servidores e colaboradores do Tribunal.

O documento define os grandes eixos a serem seguidos – missão, visão, valores e objetivos estratégicos – e as ações do TSE para o novo ciclo, além de alinhar os objetivos e propósitos do órgão aos recursos disponíveis.

Plano de Monitoramento do Plano Estratégico (formato PDF)

Plano Estratégico do TSE 2021-2026 - versão acessível (formato PDF)

Portaria-TSE nº 497, de 2 de agosto de 2021

Resultados Estratégicos

Consulta Pública do Planejamento Estratégico 2021-2026

Planos Estratégicos anteriores:

Plano Estratégico do TSE 2018-2021 (formato PDF)

Relatório de Resultado do Plano Estratégico do TSE 2018-2021 (formato PDF)

Plano Estratégico do TSE 2015-2020 (formato PDF)

Metas do Poder Judiciário

Metas da Justiça Eleitoral

Esta página contém informações sobre os mecanismos de gestão do Tribunal Superior Eleitoral.

Gestão da acessibilidade e inclusão

Gestão da transparência

Gestão da qualidade

Gestão de projetos

Gestão socioambiental

A Gestão de Riscos constitui processo corporativo contínuo e iterativo, que visa identificar, avaliar, controlar e gerenciar eventos que possam afetar o cumprimento dos objetivos institucionais, oferecendo maior garantia para o sucesso do negócio.

A Política de Gestão de Riscos do TSE foi instituída por meio da Portaria-TSE nº 784, de 20 de outubro de 2017; e o Processo de Gestão de Riscos (PGRiscos), com a descrição detalhada de suas fases e com os procedimentos e instrumentos necessários à sua execução, aprovado pela Comissão de Gestão de Riscos em julho de 2018.

Política de Gestão de Riscos

Manual de Gestão de Riscos