TRE do Acre homenageia ministro Tarcisio Vieira com Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral

Após a solenidade, magistrado proferiu aula magna de abertura do ano letivo da Escola Judiciária Eleitoral acreana

TRE-AC homenageia ministro Tarcisio Vieira com outorga de Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, na manhã desta quinta-feira (21), sessão solene para outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. A solenidade ocorreu no Plenário da corte acreana, em Rio Branco.

A comenda foi entregue ao homenageado pela presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, depois de o ministro ter sido conduzido à frente da bancada pelo vice-presidente do tribunal, desembargador Elcio Mendes, e pelo juiz-membro da corte Marcos Motta.

Compuseram a mesa de honra, além dos membros da corte eleitoral acreana, as seguintes autoridades: o deputado Janilson Lopes Leite, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Francisco Djalma; e o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ilmar Nascimento Galvão.

A medalha foi entregue em conformidade com resolução do TRE-AC, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo ministro e por sua contribuição para o engrandecimento, fortalecimento e respeitabilidade da Justiça Eleitoral.

Em nome dos demais membros do TRE-AC, o juiz-membro Marcelo Badaró ressaltou a importância da honraria concedida e as qualidades do homenageado. "Sua passagem à frente da Escola Judiciária Eleitoral do TSE foi marcada por ações que, por si só, revelam o espírito de educador que lhe move", destacou.

Para a presidente do tribunal acreano, a honraria do ministro Tarcisio Vieira não está apenas no brilhantismo de sua carreira profissional, mas também na qualidade de cidadão e no amor dedicado à Justiça Eleitoral do Brasil. "Muito obrigado, e fica nosso agradecimento profundo por ter vindo ao Acre", disse.

"É uma honra muito grande ser homenageado por este Tribunal, e minha honra é maior por ter meu nome escrito na história do TRE-AC. Muito obrigado a todos pela linda homenagem", agradeceu o ministro.

Aula magna

Após a sessão solene, o homenageado proferiu aula magna de abertura do ano letivo da Escola Judiciária Eleitoral do Acre (EJE), sobre o tema "Balanço das Eleições 2018 e os novos desafios para o pleito de 2020".

Dentre os assuntos abordados, o ministro falou sobre o financiamento de campanha eleitoral, bem como discorreu sobre a participação feminina no processo eleitoral e sobre as fake news nas eleições. "Democracia sem informação não é democracia verdadeira", apontou.

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito do Estado também pela Universidade de São Paulo (2015). Exerce os cargos de ministro do TSE, subprocurador-geral do Distrito Federal e de professor adjunto da Universidade de Brasília. Exerceu o cargo de diretor da Escola Judiciária Eleitoral no TSE entre 2017 e 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-AC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido