Nos 15 anos do YouTube, canal da Justiça Eleitoral contabiliza quase 90 mil inscritos

Criada pelo TSE em julho de 2010, ferramenta busca aproximar ainda mais a JE dos cidadãos e conta com mais de 20 milhões de visualizações

Nos 15 anos do YouTube, canal da Justiça Eleitoral contabiliza quase 90 mil inscritos

Lançado em fevereiro de 2005, nos Estados Unidos, para estimular o compartilhamento de vídeos na rede mundial de computadores e a interação com seus autores por meio de comentários, o YouTube ultrapassou fronteiras e conquistou o mundo. Em 15 anos de atividade, completados nesta sexta-feira (14), a plataforma contabiliza mais de 2 bilhões de usuários de 80 idiomas diferentes, espalhados por mais de 100 países. Acompanhando a tendência mundial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, em julho de 2010, o canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube, que hoje conta com quase 90 mil inscritos.

O YouTube chegou ao Brasil em junho de 2007, com a versão em português. Três anos depois, o TSE aderiu à plataforma de compartilhamento de vídeos, com o objetivo de aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral dos cidadãos. A ferramenta também potencializou o princípio constitucional da publicidade, facilitando ainda mais o acesso às decisões e às atividades relevantes do Tribunal.

Os quase 90 mil inscritos no canal da JE no YouTube podem acompanhar ao vivo as sessões plenárias da Corte Eleitoral e assistir às reportagens e séries produzidas pela equipe de jornalismo do TSE, além de acessar conteúdos digitais exclusivos separados por playlists, como os programas Conexão Eleitoral, Decisões, JE na Mão e Momento Eleitoral.

“Desde 2018, o YouTube da Justiça Eleitoral tem passado por uma série de mudanças. Passou de 29 mil inscritos em janeiro de 2018 para 89 mil em fevereiro de 2020, o que representa um crescimento de mais de 200%. Hoje, os inscritos no canal têm acesso aos materiais produzidos pela TV TSE em primeira mão, além de conteúdos exclusivos. Tudo separado por playlists e fácil de achar”, destaca a coordenadora do Núcleo de Rádio e TV do Tribunal.

O Canal da JE no YouTube também é uma importante ferramenta de enfrentamento da desinformação no âmbito do processo eleitoral brasileiro. O programa Minuto da Checagem, por exemplo, explica aos eleitores a importância de verificar, antes de compartilhar, a veracidade das informações recebidas ou acessadas em redes sociais, aplicativos de celular e sites.

Inscreva-se no canal da Justiça Eleitoral no YouTube e tenha acesso ilimitado às sessões de julgamentos, às reportagens especiais, aos documentários, às campanhas institucionais, aos programas e às coberturas de eventos promovidos pela Corte Eleitoral. O endereço é www.youtube.com/justicaeleitoral.

Siga também o TSE no Instagram (@tsejus), no Facebook (@TSEJus) e no Twitter (@tsejusbr).

MC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido