Presidente do TSE apresenta sistema eleitoral brasileiro em conferência internacional

Presidente do TSE apresenta sistema eleitoral brasileiro em conferência internacional

Presidente do TSE em evento interncaional no Peru 31.05.2013

Ouça matéria sobre o tema.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou o sistema eleitoral brasileiro durante a Conferência Internacional “Acesso Individual a la Justicia Constitucional en America Latina”, que ocorre em Arequipa, na República do Peru. O evento é promovido pela Comissão de Veneza e pelo Tribunal Constitucional do Peru.

Os integrantes do evento, em sua maioria presidentes dos tribunais constitucionais, após se inteirarem do mecanismo de funcionamento da urna eletrônica e do processo eleitoral brasileiro, participaram de uma eleição simulada.

A urna eletrônica foi apresentada em Lima aos membros da ONPE – Oficina Nacional de Processos Eleitorais e Jurado Nacional, órgãos que organizam as eleições no Peru, pelos juízes Carlos Henrique Perpétuo Braga e Paulo de Tarso Tamburini.

O presidente da Oficina Nacional de Peru, Mariano Cucho Espinoza, após participar do evento em Lima, deslocou-se a Arequipa, para se encontrar com a presidente do TSE, ministra  Cármen Lúcia, demonstrando o interesse dos organismos eleitorais peruanos em realizar cooperação com a Justiça Eleitoral brasileira e apresentando as suas demandas e expectativas quanto ao tema.

Ao final dos trabalhos da Conferência, reuniram-se em encontro específico para cuidar da matéria constitucional-eleitoral a presidente do TSE e os demais membros da equipe brasileira, o presidente da ONPE e o presidente do Tribunal Constitucional do Peru, para iniciar conversações sobre os pontos a serem desenvolvidos visando à concretização de cooperação entre os dois países.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido