Enfrentamento à Desinformação: TSE veicula série de cinco vídeos sobre o tema

Primeiro material mostra que a melhor receita para diminuir o impacto desse fenômeno é abastecer o eleitor de informações confiáveis

Primeiro vídeo da série Enfrentamento à Desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a veicular nesta segunda-feira (2), em seu canal no YouTube, a série de vídeos Enfrentamento à Desinformação. Produzido pelo Núcleo de TV da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE, o material traz depoimentos de especialistas nacionais e internacionais que participaram do Seminário Internacional Fake News e Eleições, realizado em maio deste ano pela Corte Eleitoral com o apoio da União Europeia.

Combater a desinformação no processo eleitoral não é uma tarefa fácil. Serão cinco vídeos - sendo um por semana -, de aproximadamente 3 minutos cada. Neles, especialistas no assunto destacam a importância da mobilização para coibir a disseminação de notícias falsas, contestam a expressão fake news, explicam como o cidadão pode se defender dessas ações e ressaltam o papel da Justiça Eleitoral na cruzada contra a desinformação.

No primeiro vídeo da série, os entrevistados afirmam que uma das melhores maneiras de diminuir o impacto do “fenômeno da desinformação” nas eleições é abastecer o eleitor de informações confiáveis. E o TSE segue essa orientação à risca. Além de manter em seu Portal uma seção especial que esclarece mitos e verdades acerca de vários assuntos relacionados ao processo eleitoral, periodicamente o Tribunal promove encontros para debater soluções capazes de conter a proliferação de notícias falsas. Afinal, para escolher bem seus representantes, o eleitor precisa saber a verdade sobre os candidatos.

Para o diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Google Brasil, Marcelo Lacerda, o combate à desinformação exige soluções multissetoriais focadas em duas estratégias: abastecer o eleitor/usuário de informações relevantes, para que ele possa tomar a decisão mais acertada possível; e fortalecer o ecossistema do jornalismo profissional a fim de rebater informações falaciosas.

O professor de Marketing Político Marcelo Vitorino afirma que é muito positiva a iniciativa do TSE de disponibilizar em seu Portal e em suas redes sociais informações corretas sobre o processo eleitoral, mas pondera que a postura precisa ser reforçada pelos demais Poderes da República.

Assista

Confira, no canal do TSE no YouTube, o primeiro vídeo da série Enfrentamento à Desinformação.

O tema da próxima semana será o uso do termo fake news.

MC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.