Eleições 2022: Barroso formaliza na próxima terça (22) renovação de parceria com agências de checagem

Cerimônia de lançamento da coalizão permanente para checagem, formada por AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere, será às 17h, em formato virtual

Cerimônia de fortalecimento - 18.02.2022

Na próxima terça-feira (22), às 17h, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, formalizará a renovação da parceria com nove agências de checagem, no âmbito da “Coalizão para Checagem - Eleições 2022”. São elas: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. A cerimônia de fortalecimento da parceria com os veículos acontecerá em formato virtual e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TSE no YouTube.

Criada em 2020, a rede de checagem integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação, instituído pela Justiça Eleitoral com o objetivo de averiguar a veracidade de informações envolvendo o processo eleitoral brasileiro na internet, especialmente, nas redes sociais. A estratégia consiste em combater as fake news com a ajuda da imprensa profissional, de forma a disseminar conteúdo de qualidade e assegurar a livre expressão de ideias.

Por meio da parceria, as agências, o TSE e integrantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estarão em contato permanente para identificar notícias falsas sobre as eleições deste ano e elaborar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas.

Serviço:

Assunto: Cerimônia de lançamento da coalizão permanente para checagem

Data: 22 de fevereiro de 2022 (terça-feira)

Horário: 17h

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=9nYogvAr5EQ

MC/LC, DM

 

Leia mais:

27.12.2021 – Debate em torno do combate à desinformação mobilizou o TSE em 2021

02.12.2020 – Em dois meses de atuação, rede de checagem desmentiu 69 notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral brasileiro

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido