Fórum Nacional VerDemocracia, em Belém, vai debater desafios ambientais e as Eleições 2026
Iniciativa conjunta do TSE e do TRE do Pará terá abertura no Dia Internacional da Democracia

As emergências climáticas que serão palco de discussões globais em Belém durante a COP30 também são desafios para a realização de eleições livres, justas e democráticas. Esse foi o cenário de 2024, em que secas no Norte, enchentes no Sul do país e os incêndios florestais impuseram desafios à realização do pleito em outubro. Com o objetivo de debater a preparação para as Eleições Gerais de 2026, especialmente questões ambientais e climáticas que repercutem na logística do processo e na garantia de direitos dos eleitores, a Justiça Eleitoral (JE) realiza, de 15 a 17 de setembro de 2025, o Fórum Nacional VerDemocracia.
O Fórum terá abertura no Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará a conferência de abertura do evento, que contará com ampla programação. O encerramento será feito pelo vice-presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, que conduzirá o pleito de 2026. O evento é uma realização conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e será presidido pelo desembargador José Maria Teixeira do Rosário.
A superação de novos obstáculos pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições municipais, incluindo as emergências de Norte a Sul do país por efeitos das mudanças climáticas, ocorreu devido a esforços conjuntos de tribunais regionais e do TSE, autoridades locais, servidores, magistrados, instituições públicas e muitos voluntários dispostos a garantir as eleições.
“A democracia só acontece quando as pessoas conseguem votar. A gente tinha que fazer alguma coisa”, relata Bruno Giorgi Almeida e Silva, um dos coordenadores técnico-científicos do Fórum. Ele conta que uma imagem do transporte a cavalo de uma urna sendo feito em um leito de rio que virou espessa lama mobilizou o tribunal paraense. Várias outras imagens de mudanças na logística e esforços para recuperar títulos perdidos em enchentes fazem parte da memória das Eleições Municipais em 2024.
Temas
Esses e outros temas que provocam evoluções e mudanças na Justiça Eleitoral inspiram o Fórum, que vai debater a consolidação da democracia. As contribuições da Amazônia, incluindo seu território, sua gente, sua cultura e suas tecnologias, serão também fonte de inspiração para o Fórum e a democracia brasileira.
Além disso, o uso de novas tecnologias, a inteligência artificial, o acesso e a acessibilidade para os eleitores e o desenvolvimento humano e sustentável guiarão uma série de painéis e debates que acontecerão durante os três dias de evento. Por fim, combater a disseminação de desinformação, reiterar a liberdade e os direitos dos eleitores são os fundamentos do encontro.
Programação
O Fórum VerDemocracia é aberto para cidadãos interessados no processo eleitoral, servidores públicos, magistrados, advogados e estudantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.
Um plantio de mudas abrirá a programação do segundo dia de evento, com foco também em economia verde.
Também participarão do evento, entre outros, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, ministro Cristiano Zanin; a ministra Estela Aranha; a ministra substituta Vera Lúcia; e a secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá; além de presidentes dos TREs e magistrados da Justiça Eleitoral.
O desembargador Mario Crespo Brum, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o desembargador João Simões, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), e Marcus Alan de Melo Gomes, juiz do TRE-PA, vão falar sobre as enchentes e a seca ocorridas em 2024.
GR/LC/DB