Ministra Cármen Lúcia destaca a importância da participação do eleitorado nas Eleições 2026
Na sessão desta terça (7), a presidente do TSE destacou que o pleito exigirá muito compromisso da Justiça Eleitoral e da cidadania brasileira

Antes de encerrar a sessão de julgamento desta terça-feira (7), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, enfatizou a importância da participação do povo brasileiro nas Eleições Gerais de 2026, que acontecerão daqui a um ano, no dia 4 de outubro. “[É uma] data importante para a democracia brasileira e um momento em que a cidadania encontra sua própria decisão sobre o que quer, por meio de seus representantes”, ressaltou.
A presidente do TSE destacou que as eleições do próximo ano serão presididas pelo ministro Nunes Marques, atual vice-presidente do Tribunal. Segundo ela, como todas as eleições, o pleito de 2026 exigirá muita responsabilidade, transparência e trabalho da Justiça Eleitoral, mas, “principalmente, muito compromisso da cidadania brasileira com o Brasil, com o seu passado, o seu presente e o seu futuro”.
Em seguida, a ministra apresentou ao Colegiado e às pessoas que acompanhavam a sessão no plenário do TSE o vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social e Multimídia do Tribunal (Secom), que será veiculado em todas as redes sociais da Justiça Eleitoral.
Confira o vídeo:
Eleições 2026
Cerca de 155 milhões de eleitoras e eleitores poderão participar das Eleições Gerais de 2026, cujo 1º turno ocorrerá no dia 4 de outubro. Eles votarão para eleger presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais ou distritais e dois senadores por unidade da Federação.
As Eleições Gerais de 2026 terão como slogan #votonademocracia.
MC/LC/DB
Leia mais:
04.10.2025 - #VotonaDemocracia: falta 1 ano para as Eleições Gerais de 2026