Estudantes do Colégio São Luís (SP) visitam Programa Educativo do Museu do Voto no TSE
A atividade fez parte de uma agenda voltada ao estudo dos Três Poderes e da construção da democracia no Brasil

Estudantes do Colégio São Luís, um dos mais antigos de São Paulo, participaram, nesta quinta-feira (25), do Programa Educativo do Museu do Voto, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A atividade integra a agenda ampla da escola, voltada ao estudo dos Três Poderes e da construção da democracia no Brasil. Para o professor de Geografia, Evandro César dos Santos, a visita é muito importante para ampliar o conhecimento dos adolescentes e a compreensão sobre o poder público.
“Na escola, temos um projeto em que os alunos estudam os Três Poderes. Visitamos, em São Paulo, o Judiciário e o Legislativo de lá e, agora, viemos a Brasília para entender como esses poderes funcionam em âmbito nacional. Quando falamos em construção da democracia, o TSE é fundamental, porque o voto é o instrumento básico dessa construção. Esse é o nosso objetivo com a visita”, destacou o professor.
A viagem teve início na última terça-feira (23), quando o grupo chegou a Brasília. A programação incluiu uma imersão no Cerrado, na Chapada Imperial, para conhecer o bioma da região, além de visitas ao Palácio do Planalto, à Casa Candango e ao Congresso Nacional, onde participaram de palestras com parlamentares de diferentes correntes políticas.
Experiência
Os estudantes se dividiram em três grupos: enquanto parte esteve no TSE, outra visitou o Supremo Tribunal Federal (STF) e um terceiro grupo conheceu o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A proposta é que, ao final, os jovens compartilhem entre si as experiências e os dados coletados em cada visita.
“Para mim, como é a primeira vez, vejo que tem uma diferença entre vir a passeio e vir com a escola. Quando a gente vem a passeio, olha mais a arquitetura. Agora, com a escola, aprende sobre política, e isso é muito importante. Vivenciar tudo isso tem sido ainda melhor, porque estamos vendo na prática o que estudamos”, contou a estudante Barbara Carvalhal, de 15 anos.
A estudante Fernanda Corradi Groba, de 14 anos, ressaltou o impacto de conhecer de perto o funcionamento das instituições. “Com as orientações que estamos tendo aqui, conseguimos entender mais do que apenas ficar na sala de aula. É importante entendermos essa área política, porque nós somos a próxima geração”, afirmou.
Com a visita ao TSE, os estudantes puderam vivenciar como a Justiça Eleitoral atua no fortalecimento da democracia, reforçando a importância da cidadania e do voto consciente para o futuro do país.
LP/RG/DB