Glossário esclarece composição e atribuições da Justiça Eleitoral

Verbetes do serviço trazem informações históricas sobre a evolução das eleições no país

Glossário Eleitoral

Justiça Eleitoral é o ramo do Poder Judiciário integrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), juízes eleitorais e juntas eleitorais. É desse modo que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explica a composição dessa Justiça especializada do país.

Segundo o Glossário, a Justiça Eleitoral trata das questões ligadas ao alistamento do eleitor, ao processo eleitoral, às eleições, à apuração e à totalização de votos, bem como à expedição de diplomas aos eleitos. Também julga, nas respectivas instâncias, os crimes eleitorais e as arguições de inelegibilidade, entre outros processos do campo eleitoral.

O serviço

O Glossário esclarece mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral. O serviço é fonte de conhecimento para quem deseja se aprofundar na história do desenvolvimento do processo eleitoral e das eleições no país, desde a época do Império.

A ferramenta é de fácil consulta, uma vez que os verbetes estão distribuídos em ordem alfabética, para facilitar a pesquisa pelo termo desejado.

MC/LC, DM

Últimas notícias postadas

Recentes