Por dentro da urna: estudantes de São Paulo (SP) participam de oficina no TSE

Alunos presenciaram a abertura de uma urna eletrônica e aprenderam sobre auditorias no sistema eletrônico de votação

Alunos da Escola Alef Peretz, de São Paulo (SP), participaram da oficina Por dentro da urna no T...
Coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, realizou oficina com estudantes nesta quarta-feira (26) - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Alef Peretz, de São Paulo (SP), participaram nesta quarta-feira (26) de oficina no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o tema “Por Dentro da Urna”. Os alunos puderam conhecer uma urna eletrônica de perto e saber mais sobre a segurança e a transparência do sistema eletrônico de votação utilizado no Brasil há quase 27 anos.

A atividade é parte do programa de visita guiada do Tribunal, que busca aproximar ainda mais o público da Justiça Eleitoral. A ação desta quarta foi conduzida por Renato Carvalho, servidor da Assessoria de Cerimonial da Presidência (ACP), e contou com a presença do professor Fábio, que integrou o grupo de visitantes. Os estudantes conheceram diversos espaços do Tribunal e participaram da oficina, realizada por Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE.

Alunos da Escola Alef Peretz, de São Paulo (SP), participaram da oficina Por dentro da urna no T...

Urna eletrônica

Na oficina, o servidor descreveu os componentes da urna eletrônica, a segurança por trás do equipamento e as etapas do processo eleitoral para a efetivação da cidadania por meio do voto. Rafael Azevedo destacou que as urnas são ferramentas fundamentais para a democracia brasileira.

Desenvolvida no início da década de 1990 pelo TSE, a urna eletrônica foi pensada para eliminar fraudes e limitar a intervenção humana no processo eleitoral. Desde a criação, o equipamento passa por melhorias constantemente, contando com tecnologia moderna e segura. A evolução contínua garante aperfeiçoamento em questões de criptografia, assinatura digital e resumo digital, visando sempre a segurança.

O coordenador do TSE utilizou uma urna eletrônica para apresentar aos estudantes. “Quando a gente abre [a urna], mostra que ela não é um bicho de sete cabeças”, afirmou Azevedo. Em seguida, ele asseverou que, embora seja simples, o equipamento apresenta “uma complexidade importante” e garantiu que o processo é seguro.

Auditoria

Rafael Azevedo enalteceu a participação popular no processo eleitoral, um dos pilares da democracia brasileira. Segundo explicou, as auditorias são oportunidades de verificar a segurança e o funcionamento da urna eletrônica. Um dos processos, o Teste de Integridade, é realizado por todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) mediante amostragem e serve para demonstrar o funcionamento correto da captação e da apuração dos votos nas urnas sob condições normais de uso.

A auditoria ocorre no mesmo dia e hora da votação nas seções eleitorais. Representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e quaisquer interessados podem acompanhar a auditoria. A cerimônia acontece em local público e de amplo acesso a qualquer cidadão, em todos os estados e no Distrito Federal. “A participação dessas entidades comprova ainda mais a segurança das urnas eletrônicas”, completou Azevedo.

Por dentro da urna

O programa “Por Dentro da Urna” foi iniciado em 2022, no Distrito Federal, pelo TSE. Com o intuito de reafirmar ao público a segurança e a transparência das urnas eletrônicas, o projeto já reuniu centenas de alunos em escolas, em universidades e no Tribunal, além de servidores de outras entidades para apresentações e oficinas. Por meio da iniciativa, a Justiça Eleitoral espera enfatizar a confiança no sistema de votação do país e a sua importância para a efetivação da democracia brasileira.

Pesquisa de campo

Para o professor Fábio Tamião, a experiência de imersão no processo eleitoral realizada no TSE é enriquecedora, pois aproxima o jovem eleitor das eleições e incentiva a participação ativa na democracia. De acordo com o docente, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos esclarecidos.

IA/LC, DM

Leia mais:

23.09.2022 - Urna eletrônica chama a atenção de alunos de Santa Maria (DF) em feira de ciências

23.08.2022 - TSE abre urna eletrônica para técnicos da Polícia Federal

13.06.2022 - TSE abre urna eletrônica em escola do DF e reforça o combate à desinformação

03.05.2022 - TSE abre urna eletrônica em escola do DF e reforça importância do voto

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido