Linkedin se junta aos parceiros do TSE contra a desinformação

Acordo prevê ações conjuntas para coibir ou neutralizar a disseminação de notícias falsas

Linkedin

O trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no enfrentamento da desinformação ganhou mais um aliado: Linkedin, plataforma social com foco em perfis profissionais. A rede social assinou memorando de entendimento com o TSE para a coordenação de esforços da qual já fazem parte Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai.

A parceria prevê ações contínuas para levar informações confiáveis e oficiais ao público; alfabetização midiática e capacitação; e identificação e contenção de casos e práticas de desinformação até o dia 31 de dezembro de 2022. A iniciativa integra o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2018, e não acarreta nenhum custo para o TSE. A finalidade é combater, de modo ininterrupto, a desinformação relacionada à Justiça Eleitoral, ao sistema eletrônico de votação e ao processo eleitoral em diferentes fases.

Atividades

De acordo com o documento assinado, o Linkedin Notícias terá espaço dedicado às informações oficiais e verdadeiras sobre o processo eleitoral deste ano. Além disso, o TSE poderá usar o Linkedin Pages para compartilhar notícias sobre as eleições.

Serão desenvolvidas, ainda, atividades para a contenção da desinformação, como: a célere identificação e contenção de casos e práticas de desinformação, pelo Linkedin; a criação de um canal de comunicação extrajudicial para denúncia de conteúdos que veiculem desinformação relacionada ao processo eleitoral; e a disponibilização de um endereço de e-mail para o recebimento e a análise das denúncias.

A plataforma também se compromete a remover conteúdos maliciosos quando identificados, além de implementar ações para ampliação da transparência durante o período eleitoral.

AL/CM, DM

Leia mais:

14.02.2022 - TSE e plataformas digitais assinam acordo nesta terça-feira (15)

07.02.2022 - Eleições 2022: TSE e plataformas digitais firmam parceria para combate à desinformação

10.01.2022 - Confira as ações contra a desinformação efetivadas pelo TSE nos últimos anos

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido