Glossário - Termos iniciados com a letra B

Base eleitoral

Distrito (nas eleições municipais), município, região ou zona de influência (nas demais), onde, em cada eleição, o candidato recebe a maioria dos votos necessários para elegê-lo.

Ver também

Sistema eleitoral .

Referência

BASE eleitoral. In: FARHAT, Saïd. Dicionário parlamentar e político : o processo político e legislativo no Brasil. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Peirópolis, 1996. p. 71-72.

Batimento

É o cruzamento, por computador, dos dados constantes dos cadastros eleitorais das circunscrições, com o fim de detectar a duplicidade ou pluralidade de inscrições de um mesmo eleitor.

Ver também

Cadastro eleitoral / Revisão do eleitorado .

Referência

BATIMENTO. In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Thesaurus . 5. ed. rev. e ampl. Brasília: Secretaria de Documentação e Informação, 2003. p. 35.

Biometria

Tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, ou seja, por elementos corporais que tenham diferenças particulares, como a impressão digital, a íris, a retina, a voz e o formato do rosto e o da mão.

No âmbito da Justiça Eleitoral, a biometria é utilizada na identificação dos eleitores na hora da votação, mediante leitura da impressão digital.

Ver também

Identificação biométrica / Recadastramento biométrico / Urna biométrica / Voto eletrônico .

Referência

Eleitor/Biometria
O que é biometria?

Boca-de-urna

Ver Propaganda de boca de urna .

Ver Pesquisa de boca de urna .

Ver também

Aliciamento de eleitor / Boqueiro / Crime eleitoral / Eleição / Fileiro / Propaganda eleitoral / Sistema eleitoral .

Boletim de urna

Documento emitido em cada seção após a conclusão da votação, com as seguintes informações: total de votos por partido, total de votos por candidato, total de votos em branco, total de comparecimento em voto e total de nulos, identificação da seção e zona eleitoral, hora do encerramento da eleição, código interno da urna eletrônica e seqüência de caracteres para validação do boletim. O boletim de urna é emitido em um número de cópias não inferior a 5 (cinco), a partir de sua imagem existente no disquete fixo. Uma cópia do boletim é gravada no disquete removível, criptografada, para ser utilizada durante a fase de apuração.

Ver também

Apuração da eleição / Seção eleitoral / Urna eletrônica / Zona eleitoral .

Referência

CAMARÃO, Paulo César Bhering. O voto informatizado : legitimidade democrática. São Paulo: Empresa das Artes, 1997. p. 108.

Boletim eleitoral

Ver Revista de Jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral .

Bônus eleitoral - galeria

Documento, emitido pelo Ministério da Fazenda, ao portador, em valor correspondente ao total de gastos previstos pelo partido, para todas as eleições realizadas no ano de 1994.

Gastos cujos limites estabelecidos para cada circunscrição e acrescidos dos gastos para eleição presidencial foram consolidados pelo órgão de direção nacional e encaminhados ao Ministério da Fazenda para a confecção dos bônus de acordo com o valor solicitado.

Teve a finalidade de comprovação de gastos para dedução do imposto de renda, por parte dos doadores de recursos à campanha eleitoral, pessoa física ou jurídica.

Os bônus indicaram o valor em moeda da doação, convertido em unidade fiscal de referência (Ufir), foram previamente numerados, para fins de identificação de sua distribuição posterior aos partidos e foram emitidos em valores variados, conforme estabeleceu a Lei nº 8.713/93 (Lei das Eleições de 1994).

Ver também

Candidato / Eleição / Partido político .

Boqueiro

Designa o profissional de pesquisa de opinião pública que indaga dos eleitores, após a votação, o nome do candidato ou partido em que tenham votado. Essa atividade permite elaborar a previsão do resultado das eleições nos sistemas eleitorais majoritário e pluralitário [proporcionais].

Designa o cabo eleitoral que faz um derradeiro esforço de convencimento do eleitor, nos últimos momentos antes do ato de votar.

Ver também

Aliciamento de eleitor / Boca-de-urna / Fileiro .

Referência

BOQUEIRO. In: FARHAT, Saïd. Dicionário parlamentar e político : o processo político e legislativo no Brasil. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Peirópolis, 1996. p. 83-84.