Cidadania: TSE recebe a visita de mais de 90 estudantes da Universidade de Brasília

Programa está disponível para agendamento de visitas orientadas

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - 30.03.2023

Mais de 90 estudantes de Direito da Universidade de Brasília (UnB) participaram nesta quinta-feira (30) de uma visita guiada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Separados em dois grupos, os alunos conheceram o Museu do Voto, os auditórios e o plenário. Segundo João Victor Soares, diretor administrativo do Centro Acadêmico de Direito (Cadir) da UnB, o objetivo foi aproximar os calouros do âmbito jurídico e ressaltar a importância do processo eleitoral para a democracia brasileira. “Escolher a Justiça Eleitoral para essa visita tem esse papel simbólico na defesa da democracia, da Justiça e das eleições”, enfatizou.

Os servidores da Assessoria de Cerimonial da Presidência (ACP) Renato Carvalho e da Seção de Eventos e Cidadania Corporativa Maurício Sá conduziram os estudantes durante a visita. A dupla descreveu as principais atribuições do TSE e destacou como o órgão é essencial para o eficiente desempenho das atividades e funções da Justiça Eleitoral.

1/ Galeria de imagens

A visita ao Museu do Voto foi coordenada pelo chefe da Seção de Museu (SGIC/Cblem/Semus), Admilson Júnior, que traçou um panorama histórico do processo eleitoral brasileiro e sua influência no fortalecimento da democracia.

Aprendizado

Para a estudante de Direito Beatriz Alvez, o acesso ao TSE foi essencial para entender mais sobre a Justiça Eleitoral. Além disso, na opinião da estudante, diante do grande fluxo informacional da atualidade, que acaba provocando questionamentos quanto à veracidade de conteúdos, a visita de hoje foi importante para aprender mais sobre o combate à desinformação. “Eu acho bom para a gente poder pegar essas informações que conseguimos hoje e levar para os nossos familiares”, disse.

Programa de Visitas ao TSE

A visita é aberta ao público de segunda a sexta-feira no período vespertino ou às terças e quintas, coincidindo com os dias de sessão plenária.

A solicitação de agendamento deve ser feita com antecedência mínima de cinco dias pelo e-mail visita@tse.jus.br, devendo o solicitante informar:

  • nome da instituição;
  • data desejada e horário; e
  • nome e telefone de contato do responsável pelo agendamento.

Os visitantes poderão conhecer o Tribunal Superior Eleitoral a partir do roteiro elaborado pela equipe da Assessoria de Cerimonial. O Museu do Voto, o plenário e os auditórios são alguns dos exemplos de espaços abrangidos pelo programa.

Participe do programa de visitas. Inscreva a sua turma ou instituição.

IA/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido