Em Belém (PA), Fórum VerDemocracia incentiva a preservação do meio ambiente e a diversidade cultural

Plantio de árvores nativas e valorização da cultura local estão entre as atrações do evento, realizado pelo TSE em parceria com o TRE-PA

Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE - Plantio de mudas durante o Fórum Nacional Verdemocracia - 16.09.2025
FOTO: Luiz Roberto/Secom/TSE - Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, planta muda nativa durante o Fórum Nacional VerDemocracia - 16.09.2025

Plantar sementes para colher futuros. A frase, dita pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, na manhã desta terça-feira (16), durante plantio de mudas de espécies nativas no Parque Urbano Porto Futuro, em Belém (PA), alinha-se a um dos princípios do Fórum Nacional VerDemocracia: a preocupação com as futuras gerações. O evento, uma parceria entre o TSE e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), começou nesta segunda (15) e se estende até amanhã (17), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, na capital paraense.   

“Uma democracia sustentável só acontecerá se a humanidade preservar as suas condições de vida como parte integrante da natureza, e não adversária”, afirmou a ministra. Segundo ela, é urgente combater a devastação e a erosão planetária para que a população viva com equilíbrio e saúde, conforme estabelece a Constituição Federal. “O futuro será seguramente muito mais próspero e afetuoso se nós tivermos espaços de melhoria de vida e de condições de saúde física e mental. É isso que o meio ambiente nos proporciona no coração da Amazônia”, ressaltou. 

A ação sustentável, realizada na manhã de hoje, visa à redução da emissão de gases de efeito estufa e a compensação de carbono gerado pelas atividades do TSE e dos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs) em todo o Brasil. Ao todo, foram plantadas 37 mudas de espécies nativas como pau-preto, ipê rosa, ipê amarelo, açaizeiro, tento-carolina e namorana. O plantio contou com a participação dos presidentes de todos os regionais. A ministra Cármen Lúcia plantou uma muda de açaí. 

Presente na atividade, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), ministro Cristiano Zanin, afirmou que a iniciativa mostra o apreço à sustentabilidade em conexão direta com a democracia. “Esse ato tem um simbolismo importante de incentivo para que as próximas gerações possam continuar com apreço à democracia e tudo aquilo que desejamos de bom ao nosso país”, disse, ao plantar uma muda da espécie lanterneira. 

Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE - Plantio de mudas durante o Fórum Nacional Verdemocracia - 16.09.2025

Futuro sustentável 

“Ao plantar uma árvore, cada TRE contribui para um legado de responsabilidade, união e cuidado com o planeta, um marco para uma Amazônia mais viva e um Brasil mais consciente”, declarou o presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, anfitrião do evento. De acordo com o magistrado, a Justiça Eleitoral reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção de práticas institucionais conscientes em prol das futuras gerações. 

Ações culturais 

Ações voltadas à preservação e conscientização do meio ambiente integram a programação do Fórum Nacional VerDemocracia. Além disso, quem visitou o espaço do evento se deparou com a valorização das raízes locais, da natureza, dos saberes indígenas e do empoderamento feminino.  

Na noite desta segunda (15), o carimbó ecoou pelos pavilhões da Estação das Docas. Símbolo de força, luta e beleza, a música ancestral do grupo “Suraras do Tapajós”, formado exclusivamente por mulheres indígenas de Alter do Chão (PA), levou ao palco do Fórum um misto de dança e canto declamado em português e nheengatu – língua típica da região amazônica. 

Para a presidente da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, Val Munduruku, a arte e a cultura indígenas se manifestam como forma de resistência. “A nossa luta vem dessa base. Por isso, participar de um evento sobre democracia, que defende a natureza e o meio ambiente, é colocar as nossas vozes em evidência”, afirma. 

Veja mais fotos no Flickr

O direito de votar 

Já a exposição “Ver o Voto” aproximou o público presente do Brasil que vota. Por meio de 56 fotografias, revelam-se os diferentes caminhos percorridos por cada um dos 27 TREs para garantir o acesso da população ao voto. 

A mostra destaca que a urna eletrônica que vai de barco também atravessa pontilhões de madeira ou cruza estradas tomadas por barro e lodo para chegar até o eleitor. Se o direito ao voto supera enchentes, também cruza o sertão árido. Votam mulheres e homens, jovens e idosos, pessoas com deficiência ou não das grandes e médias cidades, mas também indígenas e quilombolas de regiões remotas do país. 

“É muito representativo e gratificante. As imagens mostram os desafios da Justiça Eleitoral para conseguir levar a democracia e o voto ao cidadão”, ressalta a diretora-geral do TRE do Amapá, Dilma Pimenta. 

Artesanato local 

No local, também é possível apreciar cerâmicas de barro e cuias de pitica pintadas à mão e usadas para o consumo de tacacá, bem como adquirir produtos do Mercado Ver o Peso, como óleos, essências e sabonetes feitos à base de ervas artesanais.  

Natural de Oriximiná, município do oeste do Pará, o indígena Rodrigo Nascimento trabalha com a esposa na confecção e venda de pulseiras, brincos e colares feitos com sementes de morototó, caroço de açaí e coco, entre outros. “O artesanato é extraído diretamente da floresta e dá uma energia muito forte pra gente”, explica o indígena, da etnia Uai Uai.  

Para ele, o Fórum é uma oportunidade de apresentar a cultura indígena àqueles que ainda não a conhecem. “A democracia é parte da nossa luta pela preservação do meio ambiente”, completa. 

Acompanhe os debates, ao vivo, na playlist específica no canal do TSE no YouTube.   

Confira a programação do Fórum Nacional VerDemocracia. 

DV/LC /DB 

Leia mais:  

16.09.2025 - “Não há democracia de cativos: a democracia é um espaço de liberdades”, afirma presidente do TSE 

15.09.2025 - Fórum VerDemocracia começa nesta segunda (15) e celebra data internacional 

10.09.2025 - Fórum VerDemocracia vai debater Eleições 2026, tecnologia, inclusão e sustentabilidade 

29.08.2025 - Belém (PA) sedia, em setembro, Fórum Nacional VerDemocracia 

 

 

 

 

 

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido