Portal do TSE proporciona ao cidadão facilidade de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral

Alistamento eleitoral, consulta a débitos e inclusão de nome social estão entre as atividades que podem ser realizadas diretamente na internet

Alistamento eleitoral - 19.04.2021

A Justiça Eleitoral, além de viabilizar todo o processo das eleições no país, também se empenha para facilitar a vida do cidadão, ampliando e modernizando o acesso de todos à documentação e à informação útil ao eleitor. Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza aos eleitores que desejam estar aptos ao exercício da cidadania vários serviços que podem ser acessados de maneira on-line.

Os serviços listados abaixo podem ser acessados de acordo com as instruções dispostas em cada tópico. Mas quem preferir pode conferir as informações por meio de vídeos explicativos, que demonstram o passo a passo para se chegar até o serviço desejado.

Confira os vídeos no canal do TSE no YouTube.

Alistamento eleitoral

O cidadão com pelo menos 16 anos completos ou mais que ainda não possui título de eleitor tem agora um facilitador para obter o documento. Basta separar um comprovante de residência atualizado e um documento de identificação que tenha seus dados pessoais. Também é preciso tirar uma foto-selfie segurando esse documento de identificação ao lado do rosto.

No Portal do TSE, clique na aba "Eleitor e eleições" e, depois, em "título eleitoral" e em "tire seu título”. Preencha seus dados e, em seguida, um número de protocolo será gerado para que você possa acompanhar o andamento da solicitação pelo Título Net.

Ainda ficou na dúvida sobre como fazer? Acesse o vídeo e veja o passo a passo.

Consulta a certidões

O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) oferecem ao eleitor a opção de emitir, por meio digital, as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Além desses documentos, acessando com seus dados os portais dos tribunais, o eleitor também pode obter certidões de composição partidária, de filiação partidária e de negativa de alistamento eleitoral.

Assista ao vídeo e veja como é fácil obter o serviço.

Consulta a débitos

O eleitor que deixou de votar e não justificou a ausência às urnas pode regularizar sua situação de maneira muito simples. Basta acessar o Portal do TSE e, no campo "Eleitor e eleições”, buscar a opção "Quitação de multas”. De forma rápida, o eleitor obtém todas as soluções para ficar quite com a Justiça Eleitoral.

Acesse o vídeo e veja como é rápido e prático.

Nome social

Qualquer brasileiro pode exercer a cidadania usando o nome com o qual se identifica. Desde 2018, a Justiça Eleitoral permite que pessoas trans utilizem o nome social na hora de votar. Quase 10 mil eleitores solicitaram essa mudança para as Eleições 2020. Quem quiser inserir o seu nome social no cadastro eleitoral pode acessar o Portal do TSE ou do TRE de sua região e acessar o serviço digitalmente.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o serviço.

Revisão de dados

O eleitor que deseja revisar ou alterar algum dado do seu título de eleitor pode fazê-lo por meio do serviço Título Net. Mediante esse canal remoto, o cidadão pode inserir informações, como acrescentar o nome da esposa ou do marido no título eleitoral e local de votação. Para conhecer o serviço, basta acessar a página do TSE ou do TRE local, clicando no campo “Eleitor e eleições” e, depois, em “Título eleitoral”. Na opção “tire seu título”, clique em “Inicie seu atendimento remoto”. Ao finalizar, será informado um número de protocolo para o eleitor acompanhar o andamento do pedido.

Confira como é simples o serviço de revisão de dados.

Transferência de domicílio eleitoral

O eleitor que mudou de cidade, estado ou país e precisa transferir o título eleitoral para exercer sua cidadania por meio do voto no novo endereço pode realizar o serviço de forma prática e ágil pelo Título Net. Para obter o novo título, o primeiro passo é digitalizar um comprovante de residência e um documento de identificação oficial com foto. Depois, é só acessar o site do TSE, clicar na aba "Eleitor e eleições", entrar em "Título eleitoral" e escolher a opção "Tire seu título". Por fim, é preciso acessar o link "Iniciar seu atendimento remoto".

Ainda tem dificuldade? Assista ao vídeo e tire suas dúvidas.

Título e votação no exterior

A Justiça Eleitoral tem um novo canal para quem mora fora do Brasil e tem dúvidas sobre como votar nas eleições, tirar o título ou regularizar a situação eleitoral. Por meio de um número de WhatsApp (+55 61 9 9293-9773) ou pelo e-mail , o eleitor pode resolver essas questões. O atendimento é de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Ficou com dúvidas? Confira o vídeo.

TP/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido