Ainda não tem o título de eleitor? Veja como tirar sem sair de casa

Processo, que deve ser feito no Portal do Tribunal Superior Eleitoral, é rápido e gratuito. Bastam alguns minutos e você faz sem sair de casa

Imagem regularização pelo Título Net em 07.05.2020

Tirar o título de eleitor para votar nas Eleições de 2022 é mais simples do que você imagina, e também mais rápido. Isso pode ser feito, de forma gratuita, no Portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma chamada Título Net .

Tal como determina a legislação, quem ainda não tirou o título tem até o dia 4 de maio para isso, ou vai ficar de fora das eleições que acontecem no dia 2 de outubro. Não deixe que outras pessoas escolham por você o futuro do país: siga o passo a passo nesta matéria e esteja apto a votar.

Como solicitar o título de eleitor pela internet

Para tirar o título de eleitor, bastam três documentos, e você pode fazer de casa mesmo. É tudo muito simples, rápido e gratuito.

Dica: antes de começar o processo, tenha alguns documentos e o celular por perto. Você vai precisar de um comprovante de residência atualizado e documento de identificação oficial com foto.

No caso da apresentação de certificado de quitação militar , segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021 , artigo 35:  somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos", ou seja, para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de de zembro do ano em que completarem 19 anos de ida de , os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

Com o celular, tire uma foto do comprovante de residência e do documento de identificação (frente e verso). Você vai precisar também fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Confira agora o passo a passo , com todas as etapas bem explicadas:

1- Entre no Portal do TSE ( www.tse.jus.br ) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”

Série: Saiba como 1B - 18.03.2022

Aí é só procurar o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título). É nessa página que você vai ter acesso aos principais serviços do título eleitoral.

Série: Saiba como 2 - 18.03.2022

2- No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página).

Série: Saiba como 3 - 18.03.2022

3- Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”.

Série: Saiba como 4 - 18.03.2022

Série: Saiba como 5 - 18.03.2022

4- Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”.

Série: Saiba como 6 - 18.03.2022

5- Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.

Série: Saiba como 7 - 18.03.2022

6- A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo desse formulário. Lembra as fotos dos documentos e da selfie que foram citadas no início desta matéria? É aqui que elas entram: basta selecionar o documento que você vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando você inserir todos os documentos necessários, finalize o processo.

Série: Saiba como 8 - 18.03.2022

7- Concluída a solicitação, é só ficar de olho. Você pode acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net (aquela que você entrou para iniciar o processo).

Série: Saiba como 9 - 18.03.2022

8 - Quando o processo for concluído, não fique esperando o documento em casa. Afinal, agora é tudo digital. Ao fazer a consulta, você vai ter acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store ) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

MM/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido