Clica e Confirma: como nasce um partido político?
O programa desta semana explica como é formada uma legenda no país, além da diferença entre incorporação e fusão de partidos

O Clica e Confirma desta semana explica o passo a passo para a criação de um partido político no Brasil. Quem detalha o processo é o secretário judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruney Brum. Atualmente, 29 partidos estão em pleno funcionamento no país, enquanto outros 20 aguardam o registro definitivo junto ao TSE. O programa também explica a diferença entre fusão e incorporação de legendas.
Outro destaque do podcast da Justiça Eleitoral é o alerta para quem não votou, não justificou a ausência e não pagou as multas relativas aos três últimos turnos consecutivos — sejam eleições gerais, municipais ou suplementares. É necessário regularizar a situação até o dia 19 de maio para evitar o cancelamento do título de eleitor.
O Clica e Confirma também lembra o Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio. A data foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TSE conta com um vasto acervo que preserva a história da Justiça Eleitoral, incluindo o Museu do Voto e uma série de documentos e processos históricos disponíveis para visitação e pesquisa.
Outro assunto abordado no programa é a reunião entre a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial do Tribunal. O encontro teve como foco o enfrentamento das desigualdades estruturais e a formulação de ações voltadas à promoção da igualdade racial no âmbito da Justiça Eleitoral.
Além disso, direto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), vem a notícia de uma campanha do Regional para ampliar o número de mesárias e mesários nas Eleições Gerais de 2026.
O programa
É possível ouvir e baixar o Clica e Confirma na seção Rádio do TSE ou no canal do TSE no Spotify e na plataforma Apple Podcasts. Além disso, você pode acessar o programa pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, o programa também é veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.
AN/EM/MM