Em Belém (PA), ministro Nunes Marques ressalta o papel do eleitor como protagonista do processo eleitoral
Vice-presidente do TSE proferiu conferência no último dia do Fórum Nacional VerDemocracia, promovido em parceria com o TRE-PA

Em conferência proferida em Belém (PA), na tarde desta quarta-feira (17), último dia do Fórum Nacional VerDemocracia, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, falou sobre desafios e perspectivas das Eleições Gerais de 2026 e anunciou novidade para o pleito: a proposta de criação de uma resolução voltada ao eleitor, protagonista do processo eleitoral.
“A ideia é compilar, em um único texto, todas as disposições legais e regulamentares que sejam do interesse do cidadão, seja ele eleitor, apoiador de candidato ou colaborador da Justiça Eleitoral. A resolução vai facilitar para qualquer pessoa o acesso a informações do seu interesse”, afirmou.
“Minha intenção é também determinar a tradução desse material [a resolução] para línguas indígenas. Isso servirá para que o eleitor compreenda seu papel no processo eleitoral, qual seja, o de protagonista”, explicou. Segundo o ministro, a inspiração da iniciativa vem do manual com tradução para línguas derivadas do tupi, criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
Nunes Marques ainda destacou que, conforme decidido pelo TSE em fevereiro de 2024, as candidaturas de pessoas indígenas registradas por partidos e federações partidárias passarão a contar com distribuição proporcional de recursos financeiros oriundos do Fundo Partidário, além do tempo gratuito de rádio e televisão, nos mesmos moldes estabelecidos às pessoas negras. “Esse avanço pode significar um passo definitivo na inclusão política dos povos originários, ao ampliar a pluralidade das nossas instituições, e reafirma o compromisso permanente da Justiça Eleitoral com a ampliação da nossa democracia”, ressaltou o ministro.
Balanço das últimas eleições
O vice-presidente do TSE também fez um balanço das Eleições Municipais de 2024, quando aproximadamente 122 milhões de cidadãs e cidadãos compareceram às urnas, escolhendo entre mais de 463 mil candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vereador, aqueles que conduziriam os 5.570 municípios brasileiros pelos próximos quatro anos.
“Esse esforço monumental só é possível graças à dedicação de uma imensa rede de mais de 1 milhão de mesárias e mesários, quase 1 milhão de voluntárias e voluntários, além de magistrados, servidores e colaboradores espalhados por todos os estados da Federação. É um compromisso permanente da Justiça Eleitoral com a cidadania brasileira”, disse.
O ministro ressaltou que, em 2026, as eleições gerais devem registrar números ainda mais impressionantes. Segundo previsões do TSE, espera-se que o eleitorado nacional aumente, o que deve elevar o número já existente ao patamar de aproximadamente 160 milhões de eleitores.
Ele enfatizou ainda o processo de informatização do voto, realizado pela Justiça Eleitoral, que vem ocorrendo desde 1996, quando o Brasil deu um salto histórico ao adotar o sistema eletrônico de votação e apuração, transformando radicalmente a forma de exercer o sufrágio.
“Passadas quase três décadas, a urna eletrônica segue evoluindo para entregar cada vez mais eficiência, transparência e celeridade, permitindo que o voto seja apurado com segurança e rapidez. O voto eletrônico é um patrimônio nacional e é dever da Justiça Eleitoral, em todas as suas esferas, trabalhar incessantemente para que a confiança coletiva em nosso sistema seja revigorada”, finalizou o ministro.
Veja como foram os debates do Fórum Nacional VerDemocracia na playlist específica no canal do TSE no YouTube.
GR/LC/DB
Leia mais:
17.09.2025 - Fórum Nacional VerDemocracia: inclusão, mudanças climáticas, propaganda e IA são temas do último dia
17.09.2025 - Em Belém (PA), Fórum VerDemocracia incentiva a preservação do meio ambiente e a diversidade cultural
16.09.2025 - Fórum Nacional VerDemocracia: painéis debatem Justiça, meio ambiente, eleições e novas tecnologias
16.09.2025 - VerDemocracia promove reunião das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) do Brasil
16.09.2025 - “Não há democracia de cativos: a democracia é um espaço de liberdades”, afirma presidente do TSE
15.09.2025 - Fórum VerDemocracia começa nesta segunda (15) e celebra data internacional
10.09.2025 - Fórum VerDemocracia vai debater Eleições 2026, tecnologia, inclusão e sustentabilidade
29.08.2025 - Belém (PA) sedia, em setembro, Fórum Nacional VerDemocracia